Tradução (Translate)

segunda-feira, 13 de abril de 2015

O BENFICA



Ficou para trás mais um fim de semana e quero aqui deixar uma palavra para a secção do voleibol... as vossas lágrimas foram as nossas e o que não nos mata torna-nos mais fortes, levantem a cabeça e vençam o campeonato nacional, estamos convosco até ao fim.

O Benfica é de facto um clube sem comparação em Portugal, o ambiente mágico que se viveu na Luz neste fim de semana é a chamada 'mística' em estado puro, foi mais uma festa extraordinária do povo, foi emocionante, escorreram-me lágrimas dos olhos só de observar os benfiquistas em convívio na Catedral da Luz, acreditem que quando vi um jogador sérvio, frio e de cara fechada como o Fejsa a emocionar-se depois de marcar um golo na Luz, fiquei verdadeiramente impressionado e lembrei-me imediatamente do que Javier Saviola escreveu um dia...

"Ao longo da carreira encontrei vários tipos de adeptos. Dos fanáticos de Sevilha, aos low profile do Mónaco. Mas como também já referi, não encontrei nenhuns com a genuína paixão dos benfiquistas. É quase inexplicável. Sente-se olhando fundo nos olhos das pessoas. Sente-se nas manifestações espontâneas nas ruas, nos restaurantes, no estádio. Sente-se nas cartas que recebemos (...).
Quem já passou pelas mesmas situações - em países diferentes, com clubes diferentes e adeptos diferentes - sabe distinguir claramente os sentimentos. Aqui é distinto. Garanto!.
O Benfica é um clube muito especial. Não digo isto para ser politicamente correcto ou conquistar o coração de quem quer que seja. Aliás, antes de vir para Portugal, posso confessar que desconhecia em absoluto esta grandeza.
O Benfica foi-me conquistando e convencendo com factos. É daqueles clubes que te surpreende dia após dia.
Quando conto isto a alguns colegas de outros clubes eles estranham. Como é que alguém passou pelo Real Madrid ou Barcelona se pode surpreender? A explicação é simples. O Real ou o Barça são como teatros gigantescos e nós, os jogadores, somos os actores principais de uma grandiosa encenação. No Benfica é outra coisa, mais ligada ao sentimento, ao povo, à paixão. Vem das raízes, é genuíno. Os adeptos conseguem transmitir-nos exactamente o que lhes vai na alma. Sentimos essa força na pele. (...)
Cheguei a dizer ao Jorge Jesus: "Mister, isto nem no Madrid!" O mesmo já tinha acontecido no estágio da Suiça. No meio das montanhas, num local que nem vem no mapa, havia centenas de benfiquistas a apoiar-nos. Após o primeiro treino liguei à minha mãe e disse:
"Mãezita, este clube é impressionante!"

Pouco mais há para dizer a não ser que o Benfica está mais vivo do que nunca, é um orgulho ser benfiquista... Viva o Benfica.

4 comentários:

  1. Palavras impressionantes que me arrepiam sempre que as leio!

    ResponderEliminar
  2. Também fiquei com pele de galinha. Obrigado pela partilha destas palavras que desconhecia.

    ResponderEliminar
  3. ..caro e grande e BENFIQUISTA PAPAOILA....São palavras que deveriam estar colocadas numa das paredes do COSME DAMIÃO(MUSEU)....Sempre admirei o povo ARGENTINO são vários os MOMENTOS HISTÓRICOS DE UM POVO SOFRIDO QUE DE RESTO TEM MUITO EM COMUM COM OS PORTUGUESES.....poderia falar de políticos de HOMENS COM CHÉ mas vou limitar-me a falar de atletas desportivos...para LEMBRAR CANIGIA/PANCHITO/LOPEZ/SAVIOLA E TANTOS OUTROS COMO AIMAR/ENZO/GAITAN/GARAY....PARA DIZER QUE TODOS ELES PODERIAM ESCREVER A CARTA DE SAVIOLA COM O MESMO SENTIMENTO.....É ISSO QUE NOS DISTINGUE COMO UM DOS MAIORES CLUBES DO MUNDO....NÃO BASTA LEVANTAR "CANECOS"....APRENDEMOS COM O NOSSO "PAI" COSME DAMIÃO(NOSSO FUNDADOR)(E SIM NÓS CONHECEMOS O NOSSO FUNDADOR E TODOS OS QUE O RODEARAM NO SONHO DE LANÇAREM A PEDRA PARA O CLUBE QUE 111 ANOS DEPOIS SOMOS.....Sabes PAPOILA,NÓS TEMOS PASSADO NÓS TEMOS HISTÓRIA NÓS (COM AS NOSSAS VIRTUDES E OS NOSSOS DEFEITOS) JUNTOS TEMOS HONRADO QUEM NOS HONROU O PASSADO.....AINDA ESTE DOMINGO NO PAVILHÃO DE VÓLEI FOMOS NÓS GENUINOS NAQUELE JOGO NAQUELE PAVILHÃO ELE ESTAVA LÁ PRESENTE ELE COSME DAMIÃO SOFREU E CHOROU AO NOSSO LADO FOMOS TODOS PAPAOILAS SALTITANTES HONRAMOS (mesmo não levantando o caneco)O MANTO SAGRADO.....ps:UM APLAUSO PARA O NOSSO PRESIDENTE FILIPE VIEIRA,COM A MENSAGEM PASSADA NO FINAL DO JOGO....abraço

    ResponderEliminar
  4. Também eu no passado sábado me emocionei em plena bancada da nossa catedral. O vigor e a determinação com que se vive cada palavra, cada frase do nosso hino, é de arrepiar. Quando sofremos o golo foi espontâneo o grito de Benfica, Benfica....ofuscando as manifestações (poucas) das gentes de Belém. Com o golo de Fejsa foi o maior arrepio da grande mística benfiquista.....Faltam 7 finais e unidos jogo a jogo de certeza que vamos alcançar o nosso grande objetivo!.....

    ResponderEliminar