Tradução (Translate)

sexta-feira, 11 de março de 2016

OS ESPANHÓIS RECONHECEM A GRANDEZA DO BENFICA




Artigo traduzido para português
A resistência sedutora do Benfica
Ilustração: Alvaro Valiño
Artigo: Bruno Costa Carvalho

Muitos treinadores e jogadores espanhóis passaram pelo Benfica. Um campeão da Europa que retorna agora aos quartos de final da Liga dos Campeões. Para muitos o Benfica sempre foi considerado como o maior clube do mundo e um destino ideal para profissionais experientes da Liga BBVA.

Esta é uma frase que ouvimos bastante em Portugal, mas causa surpresa no mundo. Mas é realmente um absurdo essa declaração? Vamos analisar por que o Benfica é o maior clube no mundo. Quando você está falando do maior clube no mundo do que é que você realmente está falando? Dos títulos conquistados? Do numero de sócios e adeptos? Da capacidade financeira? Vamos analisar os que são considerados os melhores clubes do mundo.

Vamos começar pelo Real Madrid. É o clube mais vencedor da Europa com 10 títulos europeus nas suas vitrinas. Tem também uma enorme capacidade financeira que lhe dá a possibilidade de poder reunir Cristiano Ronaldo e Gareth Bale na mesma equipa. Mas isso faz do Real Madrid o maior clube do mundo? Alguns anos atrás, em uma conversa com Camacho (ex-treinador do Benfica e Real), ele disse-me algo que eu nunca vou esquecer. Ele disse-me que o Real Madrid era muito grande e muito importante, mas fora de Madrid não. Camacho disse ainda, Real Madrid é respeitado e temido, mas não é amado.

Com o Manchester United e Liverpool passa-se algo de semelhante com a diferença de que eles ganharam menos títulos continentais do que o Real Madrid. Onde estão os verdadeiros fãs do Manchester ou Liverpool para lá das suas próprias cidades? Existe algum lugar onde estes clubes são mais importantes sobre os clubes locais? Mesmo em Inglaterra, em Newcastle, Birmingham ou Leeds são principalmente os fãs do Manchester United ou Liverpool a dominarem?

Eu não tenho certeza. E sobre FC Barcelona? Se olharmos para a sua sala de troféus tem menos títulos do que o Real Madrid e, provavelmente, também perde em número de fãs. Na verdade, o clube representa um sentimento regionalista que domina na Catalunha contra o centralismo representado pelo Real Madrid. Mas fora da Catalunha o Barça não é o clube favorito em mais lugar nenhum do mundo, nem mesmo em outras regiões de Espanha.

Benfica, pelo contrário, geograficamente domina em todos os cantos de Portugal, mesmo na principal cidade do rival. Mas será o número de fãs que faz do Benfica o maior clube do mundo? Al-Ahly, principal clube do Cairo é enorme porque tem cerca de 40 milhões de seguidores no Egito. Mas isso faz do Al-Ahly um grande clube? Certamente que não. Se esta é a escala, os maiores clubes do mundo seriam os da China ou os da Índia.

Outros clubes como Milan, Inter, Juventus, Bayern de Munique, Boca Juniors, Flamengo e Santos têm o mesmo problema. Eles são amados em suas cidades, mesmo em seus países ganharam muitos troféus, alguns até têm muito dinheiro e poder, mas fora de sua área de influência não são nada. Eles são respeitados como adversários formidáveis. Mas isso torna-os o maior clube do mundo? A resposta é não. Então, no final, qual é o maior clube do mundo? É o Benfica. E por quê? O Benfica é o maior clube do mundo porque tem uma trajectória histórica única e irrepetível. Benfica ganhou o respeito, mas acima disso, ganhou o amor de milhões de fãs em todo o mundo. Benfica representa a emigração portuguesa como nenhum outro clube do mundo. O Benfica é o maior clube em Portugal, mas é também em Angola, Moçambique, Timor, Cabo Verde, Guiné e São Tomé. Mas não é só isso. Qual é o principal clube de Paris? Será o PSG que foi fundado em 1970? Não. É o Benfica.

O Benfica também é o maior clube na Suíça, Luxemburgo e tem uma enorme massa de seguidores na Alemanha, Nova York, Toronto, África do Sul e em qualquer lugar onde haja um Português. O Benfica personifica a nostalgia e a alma de um povo, mesmo naqueles que não são fãs do clube. Isto acontece especialmente quando você sai de Portugal. Não há no mundo inteiro nenhum clube como este. Além disso o Benfica teve e tem Eusébio. Real Madrid também teve Alfredo di Stéfano ou o Manchester United o Sir Bobby Charton. Mas Eusébio era outra coisa. Eusébio não era argentino ou Inglês. Eusébio era africano, moçambicano, representava a vocação universal do Benfica. Eusébio era um rapaz pobre e humilde, com um talento incomparável. Eusébio carregou sobre os ombros todo um povo no Mundial 1966. E chorou. As lágrimas do Eusébio deram a volta ao mundo e lavaram a alma de todas as portugueses que sofreram com ele.

Mas há mais. O Benfica é o clube do povo. É popular no sentido literal da palavra. São as pessoas simples que gostam do Benfica e que fazem grandes sacrifícios para seguir o clube do seu coração. Por muito que os outros grandes clubes ganhem nunca serão como o Benfica. Nenhum outro clube no mundo tem o legado do Benfica. É necessário que o futuro do Benfica esteja à altura do seu passado e para isso necessita de vitórias. Ganhar com honra, com suor, com humildade e dignidade. Uma última palavra para os adeptos do Benfica espalhados por todo o mundo. Eles desempenham um papel crucial na manutenção da lenda e da mística benfiquista. Misticismo, essa palavra frequentemente utilizada, mas que poucos sabem o seu verdadeiro significado. Benfica é um caso único no mundo do futebol e sem dúvida o maior clube do mundo.
in LIGABBVA

5 comentários: