Tradução (Translate)

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

RUI VITÓRIA FALA EM NOVO CICLO... VEREMOS!


O discurso de Rui Vitória foi bonito mas veremos se terá ou não coragem e capacidade para mudar... na minha opinião um novo ciclo só será possível se as vacas sagradas saírem da equipa titular, mas sinceramente não me parece que isso vá acontecer, aliás, o que me parece é que vai ser mais do mesmo, mas cá estaremos todos para ver a profundidade das palavras de Rui Vitória.

Veremos se o problema da baliza fica ou não resolvido de vez... a estrutura falhou em toda a linha na substituição de Ederson, ainda hoje se andam a contratar guarda-redes para tentar emendar os erros cometidos, a aposta em Varela foi tão mal pensada que a situação que se vive chega a ser caricata!

Na defesa também veremos até onde vai a coragem de Rui Vitória, mas de uma coisa tenho a certeza, enquanto o Luisão for titular na equipa não haverá novo ciclo para ninguém... com Luisão a lentidão defensiva continuará a imperar e a capacidade de pressão alta continuará a ser uma miragem...

O meio-campo do Benfica é frágil... quando o Fejsa está bem o Pizzi ganha pulmão, quando o sérvio não está o Pizzi desaparece do mapa... Rui Vitória está agarrado a uma fórmula demasiado frágil no centro do terreno e não tem mostrado capacidade para reinventar o meio-campo do Benfica... veremos se o tal novo ciclo anunciado também passará por aqui!

Nas asas da equipa o Rui Vitória depois de Basileia deixou cair o Zivkovic que para mim era só o menos mau que por lá andava, mas também sabemos que é o jogador com menos peso no balneário e assim o Salvio teve reentrada directa para o seu lugar cativo... veremos se Rui Vitória terá coragem de mexer com o Salvio... veremos!

Na frente de ataque o Jonas é intocável, é de longe o melhor jogador do campeonato, sobra um lugar e enquanto o Jimenez e o Seferovic continuarem a deambular e a centrar bolas para ninguém o Benfica irá ter sempre muitas dificuldades na frente de ataque... vi com toda a atenção o Seferovic a jogar pela selecção Suiça contra Portugal e sinceramente chegou-me a dar pena, mas não o vi a centrar bolas para a área, o que me leva a concluir que essa forma de jogar acontece por indicação de Rui Vitória... enfim, o Gabigol pode ter ganho terreno nesta paragem de campeonato pois o Jimenez e o Seferovic estiveram nas selecções... veremos se Rui Vitória sempre apostará na dupla Jonas/Gabigol conforme anunciado por Luís Filipe Vieira no seu discurso na Assembleia Geral.

O jogo contra o Olhanense é para ganhar mas pouco ou nada vai dar para ver em relação ao novo ciclo... será contra o Manchester United que Rui Vitória será seriamente colocado à prova, no entanto atrevo-me a dizer que o resultado contra os ingleses será o menos importante, só com um milagre é que o Benfica conseguirá passar a fase de grupos da Champions League, mas poderá passar por este jogo o início do tal novo ciclo anunciado por Rui Vitória... veremos.

14 comentários:

  1. "Na frente de ataque o Jonas é intocável".
    Este é, para mim, o grande dilema em que se encontra o Benfica. Jonas é, de facto, um grande jogador mas a equipa, neste esquema, precisava de ter no meio campo um Matic/Javi e um Witsel e não tem, seja porque Fejsa tem recorrentes problemas físicos seja porque Pizzi não tem as necessárias características de um "8". Logo, não vejo como possa RV, com os jogadores que tem no plantel, "reinventar" o meio campo, a não ser pela inclusão de um terceiro médio...que custaria a (lógica) saída de Jonas da equipa.
    Jonas esteve lesionado grande parte da época passada e o Benfica continuou a ganhar...Grande dilema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O dilema nunca poderá passar por o melhor jogador da equipa e melhor marcador do campeonato... os dilemas são outros.

      Eliminar
    2. É a tua opinião, que respeito.
      Não está em causa o valor de Jonas, o que está em causa é o contributo de Jonas neste sistema táctico, que - em jogos a doer - já foi abandonado pelo S. Conceição e até pelo próprio JJ!

      Eliminar
    3. O que o Sérgio Conceição e o Jorge Jesus fazem nos seus clubes não diz respeito ao Benfica... o que o Rui Vitória tem de fazer é olhar para o plantel e colocar a equipa a jogar bom futebol e a vencer, para mim tanto faz que jogue em 3-5-2, 4-3-3 ou 4-4-2, o que importa é que a equipa esteja equilibrada, seja competitiva internacionalmente e vença jogos com bom futebol.
      Saudações benfiquistas.

      Eliminar
    4. Os melhores jogadores têm que estar sempre no onze...

      Além do mais, é um mito que Jonas só caiba num onze neste sistema de 4x1x3x2. Podemos perfeitamente juntar Krovinovic a Pizzi no meio, mantendo Jonas no onze. Três hipóteses:

      1. 3x5x2
      2. 4x3x3, com Jonas a falso extremo esquerdo ou a ponta de lança
      3. 4x3x2x1, sem extremos puros, com Jonas e Zivkovic no espaço entrelinhas onde podem criar mais perigo com a sua inteligência, leitura de jogo, técnica em espaços curtos e tomada de decisão - Ziv partindo do meio espaço direito e Jonas do meio espaço esquerdo...esta seria a minha opção táctica por ser a que melhor se adequa às características dos nossos jogadores. Mas atenção: neste sistema, têm que ser os laterais a dar profundidade nos corredores laterais...ou seja, não vale jogar com André Almeida...

      Eliminar
    5. O importante é ter um esquema de jogo que beneficie a equipa e adaptado aos jogadores que temos, neste momento isto não acontece, um 4-4-2 com apenas 2 jogadores no meio campo, sendo um deles um médio direito adaptado simplesmente não funciona e neste momento não temos 2 jogadores no plantel, com capacidade de segurar um meio campo, quer dizer temos um (Fejsa) mas nem sempre está disponível, tudo o resto são jogadores para jogar num meio campo a 3.
      Como tal este suposto novo ciclo, deveria passar pela implantação de um sistema de jogo que proteja mais o meio campo, seja um 4-3-3 ou um 4-2-3-1, sendo fundamental começar a retirar da equipa algumas vacas sagradas, ou jogadores em má forma, sejam eles quem forem. Na minha modesta opinião, gostaria de ver algo deste género: Júlio César, Almeida, Rúben Dias, Jardel, Grimaldo, Fejsa, Pizzi, Krovinovic, Zivkovic, Jonas, Seferovic. Sendo que o ponta de lança seria o Jonas, é o nosso melhor finalizador e o mais eficaz, jogaria grande parte dos jogos e em jogos mais complicados, onde fosse necessário pressionar mais jogaria o Jiménez, o Seferovic faria o papel de falso extremo, um pouco como faz o Mandzukic na Juventus, sendo ele um ponta de lança, actua sobre o lado esquerdo, aparecendo muitas vezes em zonas de finalização e vendo no Seferovic, técnica quanto baste, capacidade de luta e até alguma velocidade. acredito que daria resultado.
      Seria também importante começar a dar tempo de jogo aos miúdos da formação, em especial Florentino, Gedson, João Carvalho e Diogo Gonçalves e ainda temos jogadores de qualidade como o Rafa (a extremo esquerdo) e o Cervi, que poderiam jogar muitas vezes e a um nível mais elevado do actual.
      Não acredito que tenhamos um plantel mais fraco que os adversários, apesar da falta de reforço da equipa em 2 ou 3 posições temos jogadores com capacidade e suficientes para atacarmos o campeonato e tentar pelo menos aceder à liga Europa, pois parece-me que a liga dos campeões já foi... Cabe a Rui Vitória demonstrar se realmente tem capacidade ou não para o Benfica, o que ganhou nos 2 anos anteriores pouco ou nada contará se esta época ficar em branco, ou se a equipa continuar a apresentar um futebol muito pobre.

      Tony Montana

      Eliminar
    6. Lembrei-me de outra opção: 4x4x2 losango, com Pizzi interior direito, Krovinovic interior esquerdo e Jonas ou no vértice ofensivo do losango, a 10, nas costas dos dois avançados, ou a segundo avançado, com outro 10 nas costas (Ziv). Como se vê, não faltam opções para alterar o sistema táctico, mantendo Jonas no onze...

      Eliminar
    7. @Tony Montana, esse também é o 'meu' onze! Com uma diferença: Svilar na baliza...Júlio César só sai da baliza com uma ameaça de bomba no estádio...o que implica jogar com a defesa mais baixa ou, mantendo a defesa alta, controlar mal a profundidade.

      Só tenho dúvidas se seria melhor Jonas a ponta de lança e Seferovic a falso extremo esquerdo, como sugeres, ou ao contrário.

      Eliminar
    8. Sim o Jonas por vezes também poderia descair para o lado esquerdo, mas lá está são dinâmicas que teria que existir na equipa, muitas vezes até como forma de surpreender os adversários, um jogador pode começar num lado e acabar o jogo noutro, para além que no banco sempre teriamos boas opções para agitar o jogo, caso as coisas não estejam a correr de feição.
      O problema da equipa actual é mesmo esse, a falta de dinâmica da equipa, a incapacidade para baralhar o adversário, o futebol do Benfica é atualmente muito previsível, basta uma equipa com melhores jogadores pressionar o meio campo e o Benfica sente muitas dificuldades.

      Tony Montana

      Eliminar
  2. Jogo de taça sempre dá para aproveitar para ver e conhecer alguns jogadores, como o Svilar. Não conheço o jogador, não gosto de pesquisar no YouTube porque aí, até eu sou um verdadeiro "craque" mas a acreditar no que se fala, poderá ser um grande guarda-redes. Vamos ver!!!

    Ainda na defesa finalmente vamos ver o que realmente vale o Douglas, dizem não ser grande coisa, mas como o futebol português é especial para alguns jogadores, pode ser que seja ele a grande surpresa do campeonato. Espero que sim...!

    Taça, o Rúben Dias pode estar de volta junto com Luisão ou Jardel, acredito que seja Jardel, porque Luisão tem que descansar e estar preparado para travar o Lukaku e companhia. Seria interessante ver Kalaica, mas isso já é pedir muito, já que, desde a época passada que ninguém o vê.

    Dupla Jonas e Gabigol não me parece certo, são dois jogadores demasiado parecidos para poder jogar juntos, a não ser que, Jonas fique sozinho na frente e Gabigol a jogar como extremo direito. No meio campo o Fejsa deve ser poupado por isso o Filipe Augusto está de volta, Krovinovic vai ter uma nova oportunidade, com o castigo de Samaris, talvez este jogo seria a altura ideal para dar uma oportunidade a João Carvalho, mas duvido que isso aconteça. Diogo Gonçalves, outro que podia entrar de início, mas o mais provável é que o titular seja o Rafa.

    Com muitas ou poucas mudanças o Benfica com maior ou menor esforço acaba por vencer o jogo.

    ResponderEliminar
  3. o problema maior foi a venda de mitroglu, pr ir buscar apenas 125milhoes e meter nos bolsos dos parasitas do benfica,nao segura os bons so a merda fica ca, tudo ke sabe jogar mesmo menor é logo vendido, pr ké??????????

    ResponderEliminar
  4. Grande post, Papoila, como habitual.

    O Red Pass Relvado de Dom Salvio, ainda por cima em detrimento do segundo melhor jogador ofensivo do plantel (Ziv, pois claro, depois de Jonas, pois claro), já me exaspera há mais de um ano - e tenho-o manifestado com insistência desde então, neste e noutros blogs Gloriosos.

    Mas sinceramente já perdi a esperança de ver o Mister Fezadas emendar a mão...assim como já perdi a esperança de começarmos a jogar futebol digno da nossa História, só com a retirada do onze dos outros Red Pass Relvado/vacas sagradas - embora também o tenha defendido veementemente, até há algumas semanas...Porque os problemas de jogo que temos são colectivos e estendem-se agora aos quatro momentos do jogo (quando antes se costumavam centrar mais na organização ofensiva)!

    E problemas colectivos tão profundos e tão omnipresentes costumam ter origem, em qualquer equipa de futebol, no treinador e no treino...por isso, tristemente, já só acredito que voltemos a ser Benfica quando trocarmos o Gustavo Santos dos treinadores por um daqueles que sabe trabalhar uma equipa para jogar bem nos quatro momentos do jogo.

    PS. Mesmo em organização defensiva! Apesar de termos, do Fejsa para trás, graves lacunas no plantel, devia dar para não sermos encostados às cordas por 10 do Portimonense na Luz!!!

    ResponderEliminar
  5. Oooo papoila... nao ves que é mm isto que eles querem??? Divisao entre o Benfica. E tu tas a ajudar bastante. Deixa la a treta das vacas sagradas para maio. Entretanto deixa de pegar c os jogadores fds pah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oooo Ricardo, já cá faltava o tradicional "a culpa é dos Benfiquistas", os mesmos que pagam balúrdios e enchem os estádios todos em Portugal e no estrangeiro, aqueles que tanto têm lutado para que respeitem o Benfica... enfim, os Benfiquistas estão unidos, essa conversa de falta de união foi a conversa com que a direcção veio para a BTV depois do que aconteceu na Assembleia Geral... os Benfiquistas estão fartos de tangas, querem é a direcção a remar para o mesmo lado e a tentar, nem que seja um bocadinho, respeitar a vontade dos benfiquistas e deixar de alimentar a comunicação social que tanto mal tem feito ao Benfica... é uma vergonha a passividade da direcção para quem tanto tem insultado o Benfica.
      Saudações.

      Eliminar